terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CLICK



Keli,
Se eu parar pra pensar um pouco, não tem como não me render a uma vida mais relaxada, eu sinto a necessidade disso! 
Sinto que preciso, mas não sei como fazer, como passar do modo     (passe para frente),  para o slow motion? Ou modo normal? 

 Eu quero curtir cada momento  da minha vida, na verdade cada segundo e vejo que não tem lógica que eu fique sempre a mil por hora, mas minha mente foi feita para andar em “modo avançado”, eu sou hiperativa e todas as pessoas assim tem pensamentos acelerados, mas quero curtir cada momento, o agora!

A ilustração desse sentimento veio em minha mente em forma de metáfora!

Você já assistiu o filme click no qual o Adam Sandler que interpreta Michael Newman, um arquiteto que ganha um controle remoto da sua vida e com este consegue passar para frente de forma rápida, tambem consegue parar, ir em camera lenta?

Então, nesse filme eu  percebi bem a sensação de estar passando a vida de forma rápida, sem degustar cada momento, nao quero isso pra mim. Nao quero viver  “vendo o mundo a passar sem ter passado e a vida inteira inutilmente morta!” (J. G. de Araujo Jorge), claro que o poeta usou essas palavras em outro contexto, mas elas cabem tão bem aqui! 

Com este insight decidi que vou lutar contra a minha natureza, para desfrutar melhor desta vida, com tudo que ela tem de bom e de .... não tão bom assim.

Qual instrumento que pode me ajudar? O que posso fazer? O que a pscicologia tem para me ajudar com isso?

Da minha parte, vou tentar conscientemente baixar a velocidade e lembrar do filme Click, que me ilustrou o que podemos ter como conseqüência, se eu não diminuir o ritmo.





Clarissa,

Se a idéia de relaxar te parece irresistível este é um sinal de que está no seu caminho com coração.  Em um de seus livros  Castañeda  cita um ensinamento de seu mestre:

¨Tudo é um caminho entre um milhao de caminhos. Portanto, voce deve sempre manter em mente que um caminho nao é mais do que um caminho: se achar que nao deve segui-lo, nao deve permanecer nele, sob nenhuma circunstancia... Para ter uma clareza é preciso levar uma vida disciplinada. Só entao voce saberá que qualquercaminho nao passa de um caminho, e nao há afronta, para si nem para os outros, em largá-lo se é isso que o seu coraçao lhe manda fazer. Mas sua decisao de continuar no caminho ou larga-lo deve ser isenta de medo e ambiçao. Eu lhe aviso. Olhe bem para cada caminho e com propósito. Experimente-o tantas vezes quanto achar necessário. Depois pergunte.se só a si uma coisa: - Tem coraçao este caminho? Todos os caminhos sao os mesmos: nao conduzem a lugar algum. Sao caminhos que atravessam o mato ou que entram no mato... Tem coraçao este caminho? Se tiver, o caminho é bom, se nao tiver, nao presta. Ambos os caminhos nao conduzem a parte alguma: mas um tem coraçao e o outro nao. Um torna a viagem alegre, enquanto voce o seguir, será um com ele. O outro te fará maldizer sua vida. um o torna forte, o outro o debilita¨.

E na caminhada da vida vivemos um mix de emoções, sofremos traumas, sentimos dor, sofremos e aprendemos que temos que correr, que temos que fazer rápido, que temos que cumprir o que viemos a cumprir neste mundo e de maneira rápida e sofremos mais e mais com isto... Apertamos o botão  (passe para frente), as vezes para que as coisas que desejamos aconteçam rápido, as vezes para não sentir dor, e em outros momentos apertamos o botão 


(voltar ou para trás) para  recordar o que nos fez mal e não permitir que nos machuquem mais, seja qual for o motivo, isto nos desconecta da nossa fonte, do nosso centro e ficamos confusos, flutuando ora no passado ora no futuro acelerando para trás e para a frente, sem saber como apertar o



(play – momento presente). E existe um recurso natural e poderoso que nos ajuda a sintonizar com o aqui e agora e usufruir a vida saudável e prazerosamente. Este recurso é a respiração. Respiração é vida, crescimento, aprendizagem. Quando prestamos atenção a nossa respiração somos capazes de acalmar nossa mente e corpo, de sentir que, como escreveu Heraclito, ¨a única coisa permanente na vida é a mudança¨.  Através da respiração nos centramos e podemos acessar todos os recursos para viver em paz e felizes.  Prestar atenção a respiração é uma maneira de fazer com que nossa mente se coloque no momento presente. 

A mente é como uma criança que precisamos educar com amorosidade, com calma, mas também devemos ensinar que existem limites importantes a serem respeitados, como a qualidade e a velocidade de nossos pensamentos, por exemplo.  

Fazer escolhas no aqui e agora: 

O que eu realmente quero? 

Que pensamento me faria sentir melhor?

Quanto a lutar contra a sua natureza querida, o que posso te dizer é... Por favor não faça isto... Não lute contra a sua natureza porque ela é perfeita, entregue-se a ela, perceba todos os pontos positivos, use-os ao seu favor... Como fazer isto? Centrando-se, entrando em conexão com o seu centro, isto significa ¨Sentir o que precisa fazer no momento que precisa fazer, respeitando o seu entorno¨... 

Temos dentro de nós tudo que precisamos, apenas decida estar em conexão consigo mesma, respire, relaxe e sinta o que o seu corpo te diz, o que te diz seu coração.  E em segundos estará de volta ao seu caminho com coraçao.

A vida é linda, mas é dura também, sabemos disto, mas como escreveu Cora Coralina ¨Eu  sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores¨... Remover pedras nos faz fortes e plantar flores nos faz feliz.


Ao longo do caminho pergunte a si mesma: Quem sou eu? e deixe que a sua parte mais sabia te responda...  Despreocupe-se pois a resposta não virá em palavras, mas te moverá em direção a onde precisa ir e o que precisa fazer...  Você se surpreenderá com a sabedoria, serenidade e calma que emanam do seu ser e como disse Fernando Pessoa... 

¨Sejamos simples e calmos como os regatos e as árvores e Deus amar-nos-á fazendo de nós belos como as árvores e os regatos¨...

Abraços e meu sorriso.

Keli





Nenhum comentário:

Postar um comentário